sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dia 13/09 Lançamento de A vida no Orkut, livro do qual sou co-organizadora.






No próximo dia 13, a partir das 17h30, será lançado o livro A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais, organizado por Edvaldo Souza Couto e Telma Brito Rocha. A obra publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, participará do “Lançamento Coletivo da EdUFBa”, que ocorrerá na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

O Orkut é um software do Google, amplamente aceitado como uma rede social, criada em 24 de janeiro de 2004, pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, com o objetivo de ajudar seus membros a iniciar novas amizades e manter as existentes. Diante da especial popularização do Orkut no Brasil e do crescente interesse de pesquisadores em investigar os processos de comunicação, as práticas discursivas, os relacionamentos e as aprendizagens nas redes sociais esse livro reúne ensaios, com abordagens múltiplas, assim como as pluralidades e as possibilidades de interações do Orkut.

O livro ressalta que o Orkut se constitui em mais uma fonte de socialização digital, um espaço privilegiado para ampliação de comunicação que favorece os intercâmbios, pois possibilita aos sujeitos vivenciarem relações para além das suas comunidades locais. É uma rede fascinante de invenção e exibição de subjetividades. A intenção do livro é ampliar debates, que as inquietações e as motivações expostas contribuam para que pais, educadores e interessados em geral conheçam, sob esses ângulos, o que fazem e pensam jovens e adultos em suas redes sociais, como festejam a vida no Orkut.

3 comentários:

larissazanin disse...

Telma,
sou doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e em minha tese trabalho com as fotografias adolescentes no orkut. Gostaria muito de adquirir o seu livro, como faço?
Att
Larissa Zanin (larissa_zanin@hotmail.com

Pesquisa Orkut EDAI 2010 disse...

Oi, professora! Sou aluna do curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática / UERJ. Estive em uma palestra sua no dia 26 de outubro de 2010.
Conversamos sobre uma comunidade criada no orkut quando apresentei um trabalho sobre este tema. Envio o endereço da comunidade http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103627146 e o endereço do perfil que criamos http://www.orkut.com.br/Main#Profile.
Na comunidade tem uns assuntos bastante interessantes, pois tratam do uso do orkut pelos professores.
Um abraço, Renata

Clarisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.