sexta-feira, 27 de maio de 2011

Na próxima segunda (30.05) estarei as 13h no Programa Zumzumzum da Rádio Itapoan FM 97,5

Na próxima segunda (30.05), estarei as 13h no Programa Zumzumzum da Rádio Itapoan FM 97,5 falando sobre bullying e cyberbulling, mais uma oportunidade de divulgar e esclarecer dúvidas sobre o assunto, em diferentes meios de comunicações e classes sociais.

sábado, 21 de maio de 2011

Lançamento de A vida no Orkut – Narrativas e aprendizagens nas redes sociais, em Porto Alegre dia dia 27.05 as 19h.


A vida no Orkut – Narrativas e aprendizagens nas redes sociais

De Edvaldo Couto e Telma Brito Rocha

(Organizadores)

27 de maio de 2011, sexta-feira, 19h

NA PALAVRARIA

O Orkut hoje representa uma das principais referências de sites quando as pessoas estão conectadas, sobretudo os mais jovens. Não por acaso chama a atenção de pais, professores e pesquisadores. Vários trabalhos acadêmicos foram produzidos nos últimos anos e muitos outros estão em andamento para analisar as relações de fascínio, mas também as possibilidades de aprendizagens, entretenimento e comunicações que o Orkut oferece.

Diante da especial popularização do Orkut no Brasil e do crescente interesse de pesquisadores em investigar os processos de comunicação, as práticas discursivas, os relacionamentos e as aprendizagens nas redes sociais, o livro reúne ensaios que resultam de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, realizadas por professores em diferentes momentos em suas carreiras e em diversas universidades brasileiras. As abordagens são múltiplas, assim como as pluralidades e as possibilidades de interações no Orkut. Cada um a seu modo, os ensaios apresentam e discutem a complexidade e a variedade de vivências, abordam temas como as identidades, a estética corporal, o internetês, as representações de professores e de escolas, os discursos sobre a velhice, as imagens de família, as relações de fascínio, ideais de felicidade, os significados e sentidos que os participantes tecem em suas redes sociais na internet.

O livro ressalta que o Orkut se constitui em mais uma fonte de sociabilização digital, um espaço privilegiado para a ampliação de comunicação que favorece os intercâmbios, pois possibilita aos sujeitos vivenciarem relações para além de suas comunidades locais. É uma rede fascinante de invenção e exibição de subjetividades. Por fim, a intenção do livro é ampliar debates. Que as inquietações e as motivações aqui expostas contribuam para que pais, educadores e interessados em geral conheçam, sob esses ângulos, o que fazem e pensam jovens e adultos em suas redes sociais na internet, como festejam a vida no Orkut.

Palavraria – Livros & Cafés

Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim
90420-111 – Porto Alegre – RS
Telefone 51 3268 4260

palavraria@palavraria.com.br

www.palavraria.com.br




terça-feira, 10 de maio de 2011

Estarei no Programa Aprovado da Rede Bahia de Televisão (sábado, 14.05 às 8h)

O Programa Aprovado do próximo sábado discute o bullying nas escolas.Saiba como identificar as vítimas e agressores e como escola e família são importantes para combater este tipo de comportamento agressivo. Divulguem em suas redes sociais e ambientes educativos que trabalham. Vejam chamada do programa.