sábado, 21 de maio de 2011

Lançamento de A vida no Orkut – Narrativas e aprendizagens nas redes sociais, em Porto Alegre dia dia 27.05 as 19h.


A vida no Orkut – Narrativas e aprendizagens nas redes sociais

De Edvaldo Couto e Telma Brito Rocha

(Organizadores)

27 de maio de 2011, sexta-feira, 19h

NA PALAVRARIA

O Orkut hoje representa uma das principais referências de sites quando as pessoas estão conectadas, sobretudo os mais jovens. Não por acaso chama a atenção de pais, professores e pesquisadores. Vários trabalhos acadêmicos foram produzidos nos últimos anos e muitos outros estão em andamento para analisar as relações de fascínio, mas também as possibilidades de aprendizagens, entretenimento e comunicações que o Orkut oferece.

Diante da especial popularização do Orkut no Brasil e do crescente interesse de pesquisadores em investigar os processos de comunicação, as práticas discursivas, os relacionamentos e as aprendizagens nas redes sociais, o livro reúne ensaios que resultam de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, realizadas por professores em diferentes momentos em suas carreiras e em diversas universidades brasileiras. As abordagens são múltiplas, assim como as pluralidades e as possibilidades de interações no Orkut. Cada um a seu modo, os ensaios apresentam e discutem a complexidade e a variedade de vivências, abordam temas como as identidades, a estética corporal, o internetês, as representações de professores e de escolas, os discursos sobre a velhice, as imagens de família, as relações de fascínio, ideais de felicidade, os significados e sentidos que os participantes tecem em suas redes sociais na internet.

O livro ressalta que o Orkut se constitui em mais uma fonte de sociabilização digital, um espaço privilegiado para a ampliação de comunicação que favorece os intercâmbios, pois possibilita aos sujeitos vivenciarem relações para além de suas comunidades locais. É uma rede fascinante de invenção e exibição de subjetividades. Por fim, a intenção do livro é ampliar debates. Que as inquietações e as motivações aqui expostas contribuam para que pais, educadores e interessados em geral conheçam, sob esses ângulos, o que fazem e pensam jovens e adultos em suas redes sociais na internet, como festejam a vida no Orkut.

Palavraria – Livros & Cafés

Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim
90420-111 – Porto Alegre – RS
Telefone 51 3268 4260

palavraria@palavraria.com.br

www.palavraria.com.br




Nenhum comentário: