domingo, 6 de novembro de 2011

Crimes Virtuais: onde denunciar em Salvador.

O jornal A Tarde deste domingo trouxe uma reportagem de capa sobre Crimes Virtuais, entre as dicas sobre o que fazer se você for vítima, uma novidade, teremos em Salvador uma delegacia para cuidar de crimes de ameaça, calúnia, difamação, injúria e falsa identidade, entre outras crimes que ocorrem principalmente em redes sociais na internet. Atualmente as vítimas devem ir até a delegacia de repressão ao estelionato e outras fraudes (DREOF), tem recebido tel. 71- 3117-6633 End. Rua Luiz Maria, Complexo Policial Altamirando Alves Rodrigues, Baixa do Fiscal em Salvador. A polícia civil da Bahia já nomeou o futuro titular da unidade que cuidará destes crimes, o delegado Charles Leão.

Já dei algumas dicas aqui no blog sobre o tema, mas deixo novamente sugestões do que você pode fazer se for vitima, como indica a reportagem.


Preserve todas as provas - Salve as páginas em que aparecem as ofensas em CD-R ou DVD-R, e imprima esse conteúdo. Em um cartório, faça uma "Declaração de Fé Pública" de que o crime em questão existiu ou uma "Ata Notarial" do conteúdo ofensivo;

Procure uma delegacia - Com as provas em mãos, vá até a Delegacia de Polícia Civil mais próxima. Em Salvador, procure a Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes, na Baixa do Fiscal, e registre a ocorrência;

Solicite a remoção das ofensas - Para isso, envie uma Carta Registrada para o prestador do serviço que hospeda o conteúdo na internet. No site da ong Safernet, há um modelo que pode ser usado (www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/modelo-carta);

Fonte


21 comentários:

Livia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Livia disse...

Oi fui vítima de um Golpe por assim dizer... Então fiz uma compra no site OfertaMinha de compras coletivas que é intermediária do site TendaEletrônicos o qual estria vendendo o produto, um Play3 completo com movie e tudo... Enfim, fiz a compra por boleto bancário a vista através do site pagamento Digital sendo que eles só dão 14 dias para bloquear a compra e nesse meio tempo foi quando produto foi postado nos correis o responsável Sr. Marcio Lyan do site Tenda Eletrônicos entrou em contato mandando o código de rastreamento... Passado 15 dias o produto que segundo o site dos correios foi postado na China chegou a São Paulo e saiu para entrega em São Paulo mesmo sendo que eu moro em Salvador! Entrei em contato imediatamente com Sr. Marcio Lyan e o mesmo não respondia a mais nenhum e-mail até a data de hoje... Nisso passaram alguns dias e em um site de reclamação vi que outras pessoas também se encontravam na mesma situação! Sofremos um Golpe! E o produto segundo o site dos correios retornou para a China! Detalhe que o código de rastreamento é o mesmo para todos que comprar os produtos com eles! Hoje eu juntamente com essas pessoas estamos em contato, alguns já conseguiu reaver o dinheiro e cancelar as parcelas pelo fato de terem pago no cartão e algumas denunciares por morarem em estado quem tem um delegacia especializada a crimes na internet. Bem gostaria de saber se você teria alguma orientação a mim passar, qual providencias eu poderia tomar. Ira a qual delegacia mesmo, nesse meu caso e se seria conveniente ir ao Procon? Grata Livia

Telma Brito Rocha disse...

Oi Livia,
A indicação nestes casos é que procure o PROCON, eles já tem criado metodologias para agir nestes, pois a virtualidade também chega aos mercados de consumo. Sugiro que continue sua mobilização em rede em contato com pessoas que sofreram também o dano causado, assim podem entrar com ação coletiva pedindo danos morais. A reclamação na internet tem surtido muito efeito, inclusive para alertar aos novos consumidores, e divulgar a imagem da empresa, ou seja o não cumprimento de combinados na compra, a falta de atendimento e entrega do produto. Sites como reclame aqui, entre outros tem funcionado e tem impacto as vezes mais rápido porque via internet milhares de consumidores deixam de comprar na loja. Enfim espero que eu tenha ajudado. abs

Suzi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nem Bass disse...

OI bom dia, tive tentando poralguns dias fazer uma solicitaçao da internet banda larga da Net. no qual o contato agente deixa o numero e eles ligam, assim foi ligaram tenteni fazer uma portabilidade pelo q ja temos em casa somos da operadora Oi ,mais a portabilidade n foi feita , por o nome de minha mae conter restriçoes, em seguida uma outra operadora da Net liga min orientando para q eu fizesse em meu nome e disse q so precisava mudar os dados pessoais, porq endereço contato eram os mesmo ,passei os dados min pediram alguns mints e retornaram dizenndo q pelo meu nome poderia ser feito,em seguida eu disse q n era para concretizar a venda ainda nao porq eu iria ainda cancelar a q temos no caso a Oi, edepois autorizar, ligo varias veses pelo numero no qual min deram e n consigo falar com ninguem nem atendem, tou comedo de ser um golpe, o que faço para min cubrir

José Roberto Andrade disse...

oi eu comprei un carro.na lider veiculos.valença bahia.e depois que depositei o dinheiro.fiquei sabendo que essa loja e falsa.eu ja depositei 4mil.eu vi esse anucio na tv esporte interativo.e ai entrei en comtato com eles.e fiz a compra e o carro ate hoje.mais mim iformaram que e fraude.o que posso fazer.

Unknown disse...

Boa noite eu comprei uma tv32 no site da atacado magazine agora descobrir que se tratava de um golpe tenho o comprovante do pagamento o que faço pra tentar ser ressarcida ,será que tem alguma possibilidade de eu conseguir isso?

Iviane Alves disse...

Boa noite eu comprei uma tv32 no site da atacado magazine agora descobrir que se tratava de um golpe tenho o comprovante do pagamento o que faço pra tentar ser ressarcida ,será que tem alguma possibilidade de eu conseguir isso?

Marcelo ESCRITOR de Oliveira Souza disse...

Boa Tarde!
Sou escritor e recebi um convite da Academia Paranaense de Belas ARtes, para fazer parte da entidade, me inscrevi e fui aprovado, mas tinha que pagar uma taxa de 600 reais.
Eu fiz o pagamento e eles não responderam mais, como devo proceder?

Ana Paula Dias disse...

Boa Noite!

No meu caso uma pessoa tem pego fotos minhas e do meu marido e postando em publica falando varias palavras ofensivas e inclusive esta conseguindo add alguns amigos...Nesta situação, onde me dirijo pra registrar queixa? Eu posso conseguir provas como endereço de IP e já levar ou preciso registrar queixa antes e deixar q a policia descubra tudo?

Franciele S. disse...

Recebi esse e-mail de amirahas0019@hotmail.com

Eu não estou vivendo em seu país presentemente, Note, eu decidi encontrar alguém que é real e não imaginário e foi por isso que eu fui a um site seguro, onde posso ter certeza de que você é real. Eu acredito que posso confiar em você, estou na Síria agora e precisa desesperadamente mudar para seu país e é por isso que eu desejo entrar em contato com você.

Sou a Sra. Amirah Asfari, a esposa do Engenheiro Tarde (Baahir Asfari), um industrial sírio e membro dos empresários sírios no concílio de Damasco. Depois da morte do meu marido, a minha família está sob ameaça do Presidente Bashar al-Assad pelo nosso firme apoio a um verdadeiro Governo Democrático na Síria, por isso mataram o meu marido.

Devido aos distúrbios atuais no país, muitas famílias estão correndo para vidas queridas como soldados estão matando civis, mulheres e crianças. Quero fazer notar que tenho na minha posse a quantia de 9.900.000 USD. Este é o dinheiro que eu e meu marido guardamos para toda a nossa vida como um industrial.

Eu secretamente trancado o dinheiro em uma caixa de tronco e depositado isto com a Cruz Vermelha aqui em Damasco. Minha intenção sincera em escrever-lhe é plead com você para amavelmente aceitar a caixa de dinheiro. Isto é porque não podemos fazer qualquer transferência bancária a partir daqui após a guerra. Estas são as principais questões que me preocupam agora. Vou dar-lhe 30% do total do dinheiro.

Eu tenho que aproveitar esta chance porque não tenho outra alternativa senão confiar em alguém. Eu sou um órfão sem irmão ou irmã, então não posso arriscar minha vida aqui para evitar o fim da linhagem de minha família. Como uma mulher desde que meu marido está morto, tudo que eu tenho são meus dois filhos. Eles merecem uma vida decente desde que eu quero que eles cresçam em um ambiente pacífico. Vou mudar para o seu país com meus filhos e investir o dinheiro de acordo com a lei, o seu conselho e apoio; Podemos trabalhar juntos e alcançar um futuro melhor para nossas famílias.

Se possível, posso pedir-lhe para me enviar suas informações? Somente se você estiver confortável com este pedido. Isto é puramente com a finalidade de enviar o dinheiro para você. As informações necessárias são: Seu nome completo, seu número de telefone (celular), seu endereço completo.

Eu antecipo sua resposta positiva e no recibo de sua informação eu fornecê-lo-ei com mais detalhes. A aceitação da minha oferta pode mudar a sua vida ea minha também.

Atenciosamente,

Amirah Asfari

Franciele S. disse...

rebeci esse email recentemente de asmirahas0019@hotmail.com

Eu não estou vivendo em seu país presentemente, Note, eu decidi encontrar alguém que é real e não imaginário e foi por isso que eu fui a um site seguro, onde posso ter certeza de que você é real. Eu acredito que posso confiar em você, estou na Síria agora e precisa desesperadamente mudar para seu país e é por isso que eu desejo entrar em contato com você.

Sou a Sra. Amirah Asfari, a esposa do Engenheiro Tarde (Baahir Asfari), um industrial sírio e membro dos empresários sírios no concílio de Damasco. Depois da morte do meu marido, a minha família está sob ameaça do Presidente Bashar al-Assad pelo nosso firme apoio a um verdadeiro Governo Democrático na Síria, por isso mataram o meu marido.

Devido aos distúrbios atuais no país, muitas famílias estão correndo para vidas queridas como soldados estão matando civis, mulheres e crianças. Quero fazer notar que tenho na minha posse a quantia de 9.900.000 USD. Este é o dinheiro que eu e meu marido guardamos para toda a nossa vida como um industrial.

Eu secretamente trancado o dinheiro em uma caixa de tronco e depositado isto com a Cruz Vermelha aqui em Damasco. Minha intenção sincera em escrever-lhe é plead com você para amavelmente aceitar a caixa de dinheiro. Isto é porque não podemos fazer qualquer transferência bancária a partir daqui após a guerra. Estas são as principais questões que me preocupam agora. Vou dar-lhe 30% do total do dinheiro.

Eu tenho que aproveitar esta chance porque não tenho outra alternativa senão confiar em alguém. Eu sou um órfão sem irmão ou irmã, então não posso arriscar minha vida aqui para evitar o fim da linhagem de minha família. Como uma mulher desde que meu marido está morto, tudo que eu tenho são meus dois filhos. Eles merecem uma vida decente desde que eu quero que eles cresçam em um ambiente pacífico. Vou mudar para o seu país com meus filhos e investir o dinheiro de acordo com a lei, o seu conselho e apoio; Podemos trabalhar juntos e alcançar um futuro melhor para nossas famílias.

Se possível, posso pedir-lhe para me enviar suas informações? Somente se você estiver confortável com este pedido. Isto é puramente com a finalidade de enviar o dinheiro para você. As informações necessárias são: Seu nome completo, seu número de telefone (celular), seu endereço completo.

Eu antecipo sua resposta positiva e no recibo de sua informação eu fornecê-lo-ei com mais detalhes. A aceitação da minha oferta pode mudar a sua vida ea minha também.

Atenciosamente,

Amirah Asfari

Unknown disse...

Mesmo email acima recebi hoje 01/03 de amirah_asfari95@outlook.com

Chácara Jasmim disse...

Também recebi este e-mail hoje, porém desta conta. amirahasfari22@outlook.com

Marcela Meyer disse...

Recebi este mesmo e-mail hoje, do endereço de e-mail amirahasfari22@outlook.com, trabalho em uma imobiliária e esta pessoa demonstrou interesse em um imóvel para locação, quando entrei em contato via e-mail me retornou com este mesmo texto.

João disse...

João
Tb recebi esse email hoje

João disse...

João
Tb recebi este mesmo email

Unknown disse...

Também recebi e-mail dessa pessoa hoje querendo comprar imóveis em fortaleza!!! Respondi normalmente mas, já estava desconfiado. Por isso vim pesquisar sobre essa pessoa.

COSTA paz disse...

Bom dia!

Recebi este email hoje pela manhã, respondi mas ainda não obtive resposta. Resolvi pesquisar devido a desconfiança. o endereço que recebi de email é: amirah.asfari@outlook.com

Welisson Araujo disse...

Ola fui vitima de comentários preconceituosos e ofensivos no Facebook gostaria de prestar uma queixa sobre a calunia e difamação publicada sobre mim.. oque faço ??

Unknown disse...

Boa noite, como faço para denunciar um perfil falso de uma pessoa que se passou por outra no Facebook? Quais procedimentos devo adotar?