sexta-feira, 9 de abril de 2010

Diretora é agredida por alunos de escola municipal em Vila Isabel. Sindicato já apresentou a Polícia e ao MP a notícia-crime.


A diretora de uma escola municipal em Vila Isabel (na zona norte do Rio) registrou queixa contra a mãe de um de seus alunos por desacato e injúria após apartar briga de estudantes que moram em duas comunidades dominadas por facções de traficantes de drogas rivais.
No entanto, segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, a diretora da escola municipal General Humberto de Souza Mello foi agredida fisicamente, em 31 de março. Mas, com medo de represálias, teria omitido o fato.
"Casos de agressão são cada vez mais comuns, mas há pressão da prefeitura para que isso seja abafado", diz a presidente da entidade, Suzana Gutierrez.
Representantes do sindicato se reúnem hoje com a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, para cobrar mais segurança nas escolas.
A secretária disse que "determinou a apuração dos fatos e a garantia da segurança da comunidade escolar". Nas imediações da escola, a Polícia Militar reforçou o policiamento .
Segundo a delegada Leila Goulart, responsável pelo caso, a queixa foi registrada pela diretora após um aluno, de 16 anos, chamar moradores da Mangueira para ameaçar a diretora que o havia repreendido por se envolver em uma briga. A mãe do aluno teria incitado os estudantes a xingar a diretora e quebrou vários telefones e janelas, afirmou.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0604201010.htm

Um comentário:

Jaime Guimarães disse...

Tem coisas que são inacreditáveis, né, Telma?

Soube de um vice-diretor aqui em Salvador que passou pela seguinte situação bizarra: ao tentar apartar a briga entre dois adolescentes, este vice-diretor acabou "machucando" um dos brigões - uma contusão em um dedo, uma luxação, algo assim.

Pois bem, e não é que este vice passou por um verdadeiro constrangimento a ponto de sofrer até processo administrativo? Deram queixa de que ele "feriu" o estudante e não foi "hábil" em conduzir a situação para um desfecho "satisfatório".

Depois dizem "Professor não se envolve". Quem é que vai, sabendo do que pode acontecer?

Esta semana que passou aprendi uns palavrões a mais: um aluno me xingou tanto que fiquei admirado com aquele vocabulário todo. O jovem tem dificuldades para falar "Good night",mas para outras palavras ele mostra uma desenvoltura invejável!

Foi à noite. O jovem - entre seus 16, 17 anos - estava berrando transtornado pelo corredor e atrapalhando minha aula. Abri a porta da sala de aula e perguntei "Que barulheira é essa?" Foi o que bastou pro rapaz me encarar e me apresentar seu extenso vocabulário de baixo calão.

O que eu fiz? Dona Prudência me dizia para ficar calado, mas quis falar com ele "Ei, o que foi, o que é isso?" e mesmo assim continuou me xingando, e xingou a vice-diretora, o porteiro...e foi embora, saiu pelo portão da escola e não voltou mais. Tudo porque ele soube que teriam roubado a bicicleta dele. :(

Não tá fácil ser professor, não...complicado!

um abraço!