sábado, 13 de março de 2010

O que é o Cyberbullying?

[Fonte desta figura: revista Nova Escola Jun_2010]

Cyberbullying, termo ainda pouco estudado no Brasil em sua dinâmica e amplitude, se configura numa prática repetitiva de violência realizada por um Cyberagressor, indivíduo que humilha, intimida, ou assedia outro indivíduo por meio das tecnologias digitais. As formas de emprego das tecnologias para as práticas de cyberbullying são as de utilização dos mensageiros instantâneos, SMS2, e-mail, imagens-foto e vídeo, chamadas de telefones e páginas na web
Geralmente, o autor insulta, espalha rumores e boatos cruéis sobre os colegas e seus familiares, até mesmo sobre os profissionais da escola. Mensagens instantâneas são disparadas, via internet ou celular, onde o autor se faz passar por outro, adotando nicknames (nomes fictícios) para dizer coisas desagradáveis ou para disseminar intrigas e difamações sobre alguém. Ameaças de morte, acesso a contas de e-mail, interrupção da participação de uma pessoa em um jogo on-line, constrangimento intencional de alguém entre seus colegas.
Blogs são criados para expor as narrativas e o Orkut é utilizado para expor de forma vexatória a pessoa ou grupos étnico-raciais, homossexuais e deficientes perante sua rede de amigos e demais participantes. Fotografias são alteradas, incluindo ofensas, comentários sexistas ou racistas. Essas imagens e textos ainda são divulgados através de materiais impressos espalhados nos corredores da escola ou outros ambientes.
AS práticas de cyberbullying podem gerar crimes diversos. As principais formas de assédio, intimidação, difamação a crianças e adolescentes, ou a grupos com características físicas, comportamentais ou emocionais, socioeconômicas, de etnia e orientação sexual, específicas na internet têm sido enquadradas criminalmente no Brasil pelo Código Penal Brasileiro, vemos também projetos de lei encaminhados no Congresso Nacional para garantir a aplicação mais objetiva nos casos de bullying e cyberbullying.

2 comentários:

Méa Online disse...

Telma querida, este espaço é bem-vindo. Com a emergência de novos canais de comunicação a sociedade se reestrutura como um todo. As práticas de violência não ficam de fora das cenas sociotécnica.

[]s

Méa

Poeta da praça Luci Marion! disse...

Telma, você está de parabéns pela escolha do tema do seu blog. Hoje a violência está em toda parte, no nosso dia a dia. A tecnologia pode ser nossa aliada ou não dependendo da intenção de quem a usa. Sucesso na sua luta por respeito aos direitos humanos e em especial, dos professores e alunos. bjs!